Notícias

Tecnologia & Tendências : Nutron apresenta tecnologia NIRs portátil

02/09/2016
A Nutron Alimentos apresentou no Agroleite 2016 a tecnologia 'NIRs', através da qual um alimento 'in natura' (silagem) pode ser analisado ao nível de propriedade e, em menos de 1 minuto, o produtor terá em mãos um laudo informando quanto esse alimento possui de fibra, quanto tem de amido e outros componentes, para que seja usado no programa de formulação das dietas dos animais.

O NIRs é um aparelho de precisão que faz a leitura do material através de ondas infra-vermelho calibradas em curvas de acordo com cada um dos materiais (silo de milho, pré-secado de aveia, pré-secado de azevém, farelo de soja, casca de soja), adequada à situação regional de cada material. A operação é feita por um técnico da Cargill que vai até o produtor associado à Castrolanda, recolhe o material e fornece o laudo de análise, sem custo.

A velocidade de resposta aparece como a maior vantagem no uso desta tecnologia. "Agora o produtor não precisa mais esperar 10 dias por um laudo de laboratório que será emitido no ato. Muitas vezes quando o laudo chegava o material até já havia sido consumido, então o produtor estava sempre em defasagem", argumenta Eduardo Ribas, técnico da Cargill.

Outro ganho que destaca está na ensilagem. No momento guardar o material (silagem ou pré-secado) o produtor pode fazer a análise e guardar separadamente os materiais que possuem diferentes níveis de proteína para depois destinálos a lotes específicos de animais.

Segundo Eduardo existem 8 aparelhos deste tipo operando no Brasil, enquanto outros 50 estão em trabalho nos EUA. O técnico adverte que o uso do NIRs não dispensa o trabalho de laboratórios referência, robustos, como o da Fundação ABC e da própria Cargill, capazes de dar suporte ao equipamento fornecendo a correta calibração a ser utilizada.


 
REALIZAÇÃO
APOIO
PATROCÍNIO DIAMANTE
PATROCÍNIO OURO
PATROCÍNIO PRATA
ASSOCIAÇÕES